beabá da esfoliação: o guia definitivo de como usar esfoliação corporal para obter efeito máximo

pernas de uma mulher na banheira fazendo esfoliação corporal.

ainda tem dúvidas dos benefícios da esfoliação para a saúde? aqui, a madamecrème compartilha um dossiê completo sobre essa técnica simples e fácil que pode ser feita no seu banheiro - com uma taça de vinho para acompanhar, de preferência 😊  

esfoliação corporal é uma tendência que está longe de sumir: e com razão. os inúmeros benefícios de usar a esfoliação corporal fazem com que essa prática seja atemporal e a facilidade do processo faz com que ela seja extremamente inclusiva. se você tem dúvidas sobre como usar esfoliante corporal, fica em paz! aqui a gente te ensina como usar esfoliação corporal para obter o máximo efeito.

 

como a esfoliação funciona?

com o contato com o ar e agentes externos, a nossa pele naturalmente precisa renovar as células com muita frequência. células morrem e outras nascem no lugar, como tudo nessa vida.

porém, muitas das que morrem continuam grudadinhas à pele, tapando nossos poros e impedindo que a pele respire perfeitamente.

a primeira e mais importante etapa da rotina de cuidados corporais, a esfoliação é feita com produtos de substância granular misturados a cremes ou óleos hidratantes. a esfoliação é responsável por limpar profundamente a pele, removendo as células mortas e renovando a cútis - deixando-a hidratada, macia e gostosa de sentir.

em outras palavras, um ato de amor consigo.

 

resumindo, a esfoliação é aquele choque de realidade que desapega as células mortas da ex (nossa pele).

 

quais os benefícios de saber como usar esfoliante corporal?

na prática, ela melhora a respiração cutânea, além de contribuir com a circulação sanguínea.

parece pouco, né? 

mas essas duas coisinhas acabam gerando muitos outros benefícios como a uniformização da textura da pele, combate às manchas e marcas de acne, redução das estrias e das chances de encravamento de pelos, e muito mais!

 

os principais benefícios são:

  • ativação da circulação sanguínea
  • renovação da pele
  • eficaz contra a foliculite
  • na prevenção de estrias e celulites 
  • na uniformização da tonalidade da pele
  • auxilia na eliminação de toxinas e impurezas 
  • proporciona ao corpo um aspecto saudável, hidratado, uniforme, macio e com toque sedoso

 

qual o esfoliante corporal ideal para usar?

existem esfoliantes de várias texturas, podendo ter na sua composição ativos químicos ou ingredientes naturais. escolher produtos feitos com matéria-prima extraída da natureza é, sem dúvidas, a melhor opção. 

funciona assim: através de grânulos naturais (açúcar, sal, farelo de amêndoas, etc.), finos ou grossos, esses produtos proporcionam uma esfoliação livre de químicos, ou seja, mais saudável e benéfica para o corpo e para a natureza. mais saúde = mais carinho.

 

vale lembrar que cada tipo de pele e cada parte do corpo exige um tipo de cuidado diferente. por exemplo, peles sensíveis e irritadas pedem uma textura de esfoliante menos agressiva, enquanto produtos com grânulos mais grossos podem ser usados em peles mais ásperas.

 

esfoliantes corporais naturais

caso queira começar esfoliando à moda antiga, tenta a técnica de dry brushing! tenho certeza de que vai amar. mas, se quiser amplificar os efeitos, recomendo um esfoliante e algo para aplicar ele à pele – “vai uma mãozinha?”, você me pergunta. eu digo “vai.”

esfoliante corporal natural é a melhor pedida para qualquer tipo de pele. pensa assim, não é tudo que a gente come, né? se você não pode comer, não arrisca colocar nesse órgão maravilhoso e poroso que é a pele!

ela absorve tudinho e se você usar produtos feitos com parabenos, petróleo, e microplásticos... terá convidados tóxicos na festa da sua corrente sanguínea, além de estar enviando poluentes pesados pelo ralo.

e é por isso que a madamecrème oferece esfoliantes ma-ra-vi-lho-sos, feitos à base de produtos 100% naturais como açúcar, amêndoas, manteiga de karité, vitaminas como C, D, E, e muito mais.

e ainda mais! saber como usar esfoliação com açúcar é um must-have, por exemplo, e na loja nós temos o rose sugar scrub. a gente só colocou ingrediente gostoso no caldeirão! além do açúcar, esse esfoliante possui sementes de uva, óleo de oliva e muitas vitaminas boas em sua composição.

 

qual o melhor jeito de se fazer a esfoliação corporal?

para fazer esse detox na pele, o ideal é que a esfoliação seja feita no banho. a pele molhada evita que surjam ferimentos causados pelo atrito dos grânulos com a pele.

qualquer mulher pode aprender como usar esfoliação corporal no chuveiro, e por isso vou fazer uma checklist para você consultar sempre que quiser amplificar os efeitos do esfoliante.

 

CHECKLIST PARA ESFOLIAÇÃO PERFEITA

  • abrir uma garrafa de vinho (não pode faltar!)
  • tomar um banho morno
  • aplicar o esfoliante nas partes desejadas da pele
  • massagear o esfoliante na pele em movimentos circulares
  • enxaguar tudinho
  • opcional e altamente recomendado: aplique uma loção hidratante como a glow lotion ou óleo corporal como o ylang ylang body oil.

 

o último passo dessa checklist é a cereja do bolo. pois, com a pele esfoliada, produtos como uma loção corporal hidratante serão prontamente absorvidos e exercerão o seu poder total.

 

com que frequência devo esfoliar?

primeiramente, um aviso às divas que nunca fizeram esfoliação antes: testem o esfoliante em um pedaço pequeno da pele para ver qual será a reação dela!

 

temos que nos lembrar de que somos únicas. a pele é um órgão sensível e é preciso fazer um teste mesmo se estiver usando produtos totalmente naturais como os da madamecrème.

caso a sua pele seja delicada, esfolie uma vez na semana ou a cada 15 dias – isso manterá uma consistência na remoção de células mortas, mantendo a sua pele sempre renovada, mas dando tempo para ela se recuperar..

por outro lado, se tiver uma pele mais resistente ao atrito da esfoliação, sinta-se livre para usar a esfoliação corporal de duas a três vezes por semana! quando estiver usando produtos naturais, o que mais importa é como você se sente e como a sua pele reage.

 

quando devo evitar esfoliar?

a praia estava tão gostosa no domingo que você se esqueceu de passar o protetor solar? pois, saiba que queimaduras na pele são inimigas da esfoliação, assim como irritações causadas por fungos ou bactérias.

se sua pele estiver irritada, quer dizer que ela está se curando. por isso evite esfoliar nesses momentos!

 

então...

depois de um dia chato no trabalho, quem não ama se cuidar? o primeiro passo para o autocuidado pode ser a esfoliação, e a pele é o maior órgão do nosso corpito e a armadura que vestimos todos os dias para encarar esse mundão. por isso que aqui na madamecremè a gente defende que se cuidar é se amar.

saber como usar esfoliação corporal para obter o máximo efeito não é segredo nenhum, então espalha pras migas!

 

aqui na madamecrème nós estamos preocupadas com o seu bem-estar. cuidar do corpo não precisa ser um tabu, especialmente quando o assunto não é somente beleza, como também saúde!

além disso, fala sério, quem não se sente linda com a pele macia e brilhante? parece que quando a gente passa na rua ela está gritando “sou cuidada!” pros estranhos.

enfim, se essa for a sua primeira esfoliação tenho certeza de que vai se surpreender com o brilho e maciez da pele que fica.

e, por falar nisso, a primeira esfoliação a gente nunca esquece. então conta pra gente como foi a sua na caixa de comentários lá embaixo!

e não esquece! se estiver procurando por esfoliantes para usar no seu ritual, pode checar nossos produtos! são 100% naturais + veganos + livres de coisas ruins.

 

xoxo,

madamecrème.



comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados