beleza real é beleza sem filtro - #semfiltro #realBEAUTY by madamecrème

beleza real é beleza sem filtro - #semfiltro #realBEAUTY by madamecrème - madamecrème

para acordar, usamos o despertador do celular, para meditar, aquele app maravilhoso que a amiga indicou. daí começa a rotina: ler e-mails, mensagens no whatsapp, marcar o treino na academia... depois vem a previsão do tempo, chamar o uber, pagar as contas, rolagem pelo feed enquanto espera, ler notícias, até a agenda é no celular e, para encerrar o dia, assistir os stories antes de dormir. de repente, o celular virou nosso lar e agora a pergunta que não quer calar: 

estamos vivendo ou vendo a vida passar em uma tela?

 

pesquisas mostram um fato assustador: no mundo, a internet é a segunda maior causadora de dependência, perdendo apenas para as drogas. com certeza já aconteceu de você pegar o celular para fazer uma simples conta na calculadora e acabar, sem nem perceber, vendo os stories daquela sua amiga de colégio, certo? afinal, passar tempo nas redes sociais é uma delícia!

 

redes sociais

as redes sociais se tornaram uma parte integrante de como nos envolvemos com a nossa família, amigos, ou até mesmo pessoas completamente estranhas. elas são um meio incrível de expressar os nossos valores e ideias, e nos conectar com quem amamos - mas, como tudo nessa vida, elas têm seu lado negativo.

o instagram, principalmente, é um espelho distorcido das nossas experiências, um álbum de fotos montadas, colocadas estrategicamente de forma que nós, como seres sociais, sejamos aceitas da melhor forma possível. claro, não posso generalizar, mas muitas vezes é isso o que se vê por aí.

todo esse prazer que temos ao usar o instagram tem uma explicação: como seres humanos, repetimos as ações que geram efeitos positivos. ao postar a foto de uma família feliz, ganhamos um resultado social assertivo e, consequentemente, iremos querer repetir a ação.

no entanto, como em qualquer outro vício, o bem-estar causado pelas redes sociais é efêmero e traz efeitos colaterais como baixa autoestima e até depressão. isso porque os hormônios produzidos pelo corpo, ao navegar pelo instagram são os mesmos de um viciado quando usa drogas: dopamina e ocitocina. 

o primeiro provoca curiosidade e "nos ajuda" a querer constantemente algo. já o segundo é chamado de o hormônio do amor, ele também aparece quando nos comunicamos, abraçamos e fazemos sexo.

infelizmente, nosso cérebro ainda não aprendeu a distinguir sentimentos que surgem de relacionamentos reais dos virtuais e, sem perceber, tornamo-nos reféns da imagem e dos filtros das redes sociais, de forma tão grave que pode ser comparado a uma dependência química.


esse é um fenômeno impressionante e até mesmo compreensível, babe, mas o problema é que ele afeta algo ainda mais profundo: a nossa ideia de beleza.

o que achamos belo se resumiu a um leque pequeno de características físicas que tentamos imitar, sacrificando a nossa individualidade no processo. outro efeito colateral? as redes sociais passaram a dificultar a nossa aceitação da própria beleza no mundo real.

 

mulheres são as mais afetadas

nós, mulheres, sofremos mais - pois não fomos programadas pela nossa família e/ou pela sociedade a aceitar os nossos corpos, comportamentos e pensamentos como são. 

em uma pesquisa recente, 67% das mulheres disseram que se preocupam com a aparência mais do que com as finanças, relacionamentos, ou até mesmo sucesso profissional. isso é uma merda, mas não podemos ignorar. e as redes sociais só pioram tudo. 

todo smartphone tem a câmera frontal, que praticamente implora por aquela selfie. e nós tiramos e postamos, pois queremos mostrar para o mundo inteiro como a nossa vida é boa e como somos perfeitas. 

mas não somos.

e aí? 

 

veja ideias do que fazer: 

 

1 - detox de follows

não existe motivo nenhum para continuar seguindo aquela pessoa que te traz algum tipo de sentimento ruim. o detox de follows é uma simples atitude que vai elevar a sua autoestima e melhorar o seu humor!

 

2 - conecte-se com o seu corpo

separe um tempo para você mesma, tome um banho relaxante, faça um home spa... a sua saúde mental agradece!

criar uma rotina matinal ao acordar também ajuda. faça um ritual antes de pegar no celular e imergir no mundo virtual: meditar, tomar café, fazer exercícios, passear com o cachorro, etc. você escolhe!

 

3 - pratique exercícios

a sensação do pós-treino manda um recado para o cérebro de que o seu corpo está seguro. além da estética, isso é saúde mental.

em pouco tempo, você notará uma mudança no seu comportamento, a concentração vai ficar melhor, a ansiedade vai diminuir e o humor irá oscilar menos, então, você entenderá que nenhuma comunicação virtual pode substituir a real!

 

4 - questione a cultura do filtro #semfiltro

por nos deixarem “perfeitas”, os filtros nas redes sociais chegaram como um bálsamo, babe, um antídoto, aquilo que nos aproxima das celebridades.

o app do instagram tem muitos filtros engraçados, fofos, cartunizados, coloridos - tudo muito divertido e que pode ser usado como forma de se expressar. porém, há aqueles que nos emagrecem, retocam, uniformizam, maqueiam… enfim, nos deixam mais “bonitas”, ou melhor, mais próximas do ideal. acabamos nos acostumando tanto que esperamos viver através deles :(

 

porque quem nunca tomou um susto ao abrir a câmera do celular e se deparar com um rosto cheio de espinhas e cravos?

 

quem nunca sentiu que a pele estava muito ou muito pouco bronzeada? tom irregular? olheiras? lábios sem cor?

 

quem nunca rejeitou completamente a sua beleza natural, aquela que todo mundo pode ver quando o rosto está nu de tintas e sombras?

 

o problema disso tudo é que a vida real não é livre de defeitos - somos de carne, osso e sentimentos, e tudo o que fazemos para nos esconder pode afetar a nossa autoestima internamente e de forma subconsciente. 

o lado ruim das redes sociais não pode ser visto somente em eventos gerados pela cultura do cancelamento. ele está presente diariamente, quando sucumbimos à falsidade da cultura do filtro.

 

madamecrème contra a cultura do filtro e pró beleza real

se você não se sente confortável postando uma foto sem filtro, você é uma vítima, bb. 

a madamecrème não é somente uma marca de skincare - eu também entendo que tenho um papel social, podendo agir nesse mundo para ajudar mulheres. sou uma marca que luta a favor da beleza real e a favor de que toda mulher se sinta confortável em mostrar a sua.

nossa luta não termina aqui, madgirl - deixamos disponível no instagram o #nofilter by madamecreme, que é um “filtro” sem retoques ou alterações em você, somente com a frase #realBEAUTY. 

com ele, você pode expressar quem é de verdade e que se ama acima de tudo. pode sentir como o apoio de outras mulheres nos deixa mais fortes.

apoio todas as belezas de todas as mulheres, mas, principalmente, suas belezas reais e sem filtro. esse tipo de beleza é corajoso e, acima de tudo, rico em autoamor <3

 

junte-se a nossa comunidade de mulheres no instagram @mdmcreme & use o filtro #realBEAUTY 😉

 

 

comentários

seja o primeiro a deixar seu comentário
todos os comentários são revisados antes de serem publicados